Tributário & Concursos: Curso Online x Curso Presencial – Vantagens e Desvantagens

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Curso Online x Curso Presencial – Vantagens e Desvantagens


Nos últimos anos a modalidade de estudo a distância (EAD), mais conhecida como “curso online”, vem crescendo muito. Com isso, tanto cursos unicamente online foram criados como cursos que sempre foram presencias estão inaugurando suas plataformas online e transmitindo suas aulas presenciais.

Essa nova modalidade de estudo gera muita discussão, alguns acreditam que se trata de uma “nova era” e que “os dias das aulas presenciais estão contados”. Para outros, uma modalidade não substitui a outra, na verdade, se complementam e auxiliam a propagar o conhecimento pelos 4 cantos do país.

Assim, resolvemos criar este post para apresentar as vantagens e desvantagens de cada modalidade e auxiliar aqueles que estão em dúvida sobre qual modalidade contratar.


Presencial                              X                                    Online

Desvantagem: A flexibilidade do horário irá variar de acordo o curso, normalmente as aulas ocorrem apenas nos horários matutinos ou noturnos. 
Dessa forma, para quem trabalha, pode ser que ambos os turnos coincidam com seu horário de trabalho, fazendo com que tenham que sair mais cedo ou chegar atrasado à aula.

Vantagem: Há flexibilidade total quanto aos horários, o aluno assistirá às aulas sempre que possuir tempo livre, seja, durante a manhã, tarde, noite ou madrugada.

Vantagem: Independe do uso de internet, possibilitando aos que não possuem boa conexão ou não possuem conexão alguma assistirem às aulas.

 Desvantagem: Depende de internet, assim, se sua conexão não for muito boa terá dificuldades para assisti-las.
Vantagem: As dúvidas podem ser esclarecidas no momento da aula ou logo após.


Desvantagem: O aluno terá que enviar um e-mail ao professor ou ao curso para que possa dirimir alguma dúvida e aguardar a resposta, que normalmente demora 48h.

Desvantagem: Caso o aluno precise se ausentar da aula por alguns minutos, seja para atender a um telefonema importante ou ir ao banheiro, perderá a explicação do professor.
Vantagem: Possibilita que o aluno “pause” a aula enquanto vai ao banheiro, por exemplo, sem que perca qualquer explicação. 
Ou mesmo que volte o vídeo quantas vezes forem necessárias para compreender a explicação do professor.

Desvantagem: O aluno só poderá assistir a aula uma única vez.
Vantagem: Caso o aluno deseje assistir a aula novamente, os cursos, em sua maioria, possibilitam a visualização da mesma aula por 3 ou 5 vezes.

Vantagem: Oferece o contato com outros alunos, possibilitando a troca de material, dicas de estudo e de experiências, impedindo que o concurseiro se sinta sozinho durante sua preparação.

Desvantagem: O aluno tem acesso a uma preparação mais isolada e, por muitas vezes, pode se sentir que é o único a passar pelas angústias comuns a todo concurseiro.
Desvantagem: O valor hora/aula é mais caro e, muitas vezes, o aluno ainda precisa gastar dinheiro com alimentação e transporte.
Vantagem: Além do valor hora/aula ser menor, não há gasto extra com alimentação e transporte.

Desvantagem: Muitas vezes é necessário enfrentar trânsito para chegar ao curso, o que pode ocasionar atraso e perda de tempo de estudo.

Vantagem: Como o aluno estará em casa, não há que se falar em trânsito, possibilitando a otimização do horário de estudo.
Vantagem: Não há muitas distrações na sala de aula, ajudando o aluno a manter o foco nos estudos.
Desvantagem: Exige mais organização e comprometimento por parte do aluno, pois, como se está em casa e utilizando a internet, as tentações são muitas e o aluno pode perder o foco ao decidir acessar o e-mail, utilizar as redes sociais, ir a cozinha comer alguma coisa ou deitar na cama, tudo isso enquanto assiste às aulas.


 Dessa forma, percebemos que a modalidade online não tem como finalidade criar uma competição com o ensino presencial. Esta surgiu com o objetivo de agregar e possibilitar a difusão do conhecimento e proporcionando uma concorrência real entre os candidatos, vez que a mesma aula que é apresentada ao aluno de uma grande capital pode ser assistida por um aluno que mora no interior do país, onde o acesso as aulas é mais restrito ou nenhum.

Trata-se de uma forma inovadora de aprendizado que tem as suas particularidades em relação ao ensino presencial. E cabe a cada um avaliar qual método será mais eficaz para seus estudos. 

Portanto, não importando a modalidade escolhida, o que deve prevalecer é comprometimento com os estudos e a determinação para vencer os obstáculos que se apresentam durante a preparação para concurso público.

2 comentários:

  1. Yves Ivantes Dias5 de março de 2012 20:17

    Muito embora o crescimento dos cursos "on line" seja espantosamente grande, e muitos, como dito, dizem ser a tendência, acredito que a aula presencial é melhor, mais proveitosa. De alguma forma permite melhor assimilação da matéria, pelo menos para mim. Mas é um quadro interessante, a ser avaliado de acordo com as necessidades de cada pessoa! Abcs,,

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro os cursos online. Primeiro que não se gasta dinheiro com transporte, lanches e nem pega aquele trânsito. As vídeo aulas, podem ser pausadas e vistas várias outras vezes. Eu sempre tive dificuldade, pois alguns professores falam rápido de mais, alunos conversavam muito na hora das aulas e aquele entra e sai da sala é péssimo. fiz um curso online e consegui entrar na universidade Federal e estou cursando Direito que sempre foi meu sonho. Recomendo curso online apenas para alunos organizados e disciplinados.Por se sentir em casa, tem muita gente que para a aula para mexer nas redes sociais, fazer lanches e escutar músicas. Para esses não recomendo cursos onlines. Não importa se o curso é online ou presencial, e se estuda sozinho sem curso. O que vale é a dedicação. Não é porque você está fazendo curso que vai ser aprovado, tem que se organizar e além de assistir as aulas estudar em casa. Desejo boa sorte a todos os leitores desse site sensacional :)

    ResponderExcluir