Tributário & Concursos: Como estudar para a banca FCC

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Como estudar para a banca FCC


A banca FCC é, atualmente, a responsável pela elaboração da maioria das provas de tribunais, tanto para os cargos de analista e técnico quanto para o de juiz. Já no início de 2012 está organizando 3 grandes concursos - muito esperados por todos - e que com certeza serão muito concorridos. São eles: TJ-RJ; TRF 2ª Região (RJ/ES) e INSS. 
Dessa forma, decidimos elaborar este post com dicas de estudo para essa banca, para auxiliar aqueles que ainda não possuem muita intimidade com ela.


A FCC (Fundação Carlos Chagas) sempre foi conhecida como “Fundação Copia e Cola” tendo em vista suas provas conterem, em grande maioria ou sua totalidade, questões que representam puramente a letra da lei. Essa característica se mantém nos dias de hoje, porém esta vem “inovando” ao cobrar a literalidade de Súmulas ou jurisprudência e alguns conceitos doutrinários, ainda que básicos.

Mesmo com essa “inovação” ainda podemos considerar a literalidade dos dispositivos legais como sua principal característica. Sendo assim, a melhor forma para estudar para uma prova organizada por ela é conjugar a leitura de lei com a resolução de muitos exercícios. Isso porque há tópicos que sempre são cobrados em suas provas e a prática constante de exercícios possibilitará o reconhecimento destes pontos.

Vale lembrar que quando falamos em leitura de lei nos referimos ao seu sentido amplo, englobando assim: Súmulas, OJ´s, Súmulas Vinculantes, etc. É importante ressaltar que essa leitura deve ser feita de forma consciente, isto é, não é indicado que o candidato simplesmente decore os artigos – até porque seria muito difícil conseguir lembrar de todos eles na hora da prova – e sim que entenda-os e memorize-os. Quem decora corre o grande risco de na hora da prova, com o nervosismo, ter o famoso “branco” e com isso, colocar tudo a perder por conta de uma preparação inadequada.

Portanto, enquanto estiver resolvendo exercícios tenha sempre em mãos um código e mesmo que você tenha certeza da reposta correta leia a letra da lei. Isso vai ajudá-lo a memorizar. Outra dica importante é grifar as palavras que costumam ser trocadas pela banca, pois, assim, ao ler novamente determinados artigos você ficará mais atento a estas palavras. Cuidado para não grifar o artigo todo, pois quem grifa tudo não destaca nada!

Indicamos também que o candidato tenha sempre uma doutrina por perto para esclarecer aquele ponto que permaneceu nebuloso após a leitura da lei e da resolução do exercício.

Seguindo estas dicas o sucesso do seu estudo será garantido, mesmo que com ele não venha a aprovação imediata.

Esperamos que este post os ajude na preparação destas provas ou das próximas que serão realizadas pela FCC.

Bons estudos!

3 comentários:

  1. Também gostei das dicas, irei segui-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que estão gostando!! O blog é feito para vocês!

      Excluir