Tributário & Concursos: Outubro 2011

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Aviso: FGV altera local de prova no RJ

Atenção alunos!

A FGV hoje, 27.10.11, emitiu comunicado promovendo a alteração de 2 locais de prova do Exame de Ordem deste domingo, dia 30, por conta do evento Rio Parada Funk, marcado para o mesmo dia na Avenida Presidente Vargas.

Desta forma, os candidatos que iriam prestar o exame nos campus do Centro das universidades Cândido Mendes e Gama Filho foram realocados para o campus de Piedade da Universidade Gama Filho.

Entrem no site da FGV para acessar seus novos cartões de informação! http://oab.fgv.br

A FGV, ainda, esclareceu que as mudanças não afetam os examinandos alocados no Instituto Metodista Bennett, no Flamengo.


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Correção do Simulado OAB do Curso Ênfase

Vamos nesse post corrigir as questões de tributário do Simulado OAB do Curso Ênfase Praetorium. Tecerei aqui breves comentários sobre os temas abordados, sem pretender com isso ser exauriente. Por isso, convido desde já todos a enviarem suas dúvidas ou por e-mail (marcello@enfasepraetorium.com.br) ou comentando esse post!

Antes da correção, apenas um comentário sobre as questões no geral: colocaria as num nível de dificuldade médio no que se refere ao conteúdo cobrado, bem próximo do que é cobrado pela FGV na primeira fase da OAB. Quanto a forma de abordar o tema, achei o simulado ligeiramente mais tranquilo, pois a FGV adora inventar longas e confusas histórias, com o único objetivo de distrair o candidato!

Assim, peço a todos que irão fazer a prova neste domingo, dia 30/10/11, muita atenção para não errar uma questão simples por conta das pegadinhas ou enunciados que mais tentam enrrolar o candidato que dizer o que eles queiram saber de vocês!

Bons estudos nessa reta final!


STF decide que exame da OAB é constitucional


Por unanimidade de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é constitucional a exigência do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), previsto na Lei 8.906/94 – o chamado Estatuto da Advocacia. A decisão aconteceu no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 603583, realizado na tarde desta quarta-feira (26) no Plenário da Corte.

Dicas de como fazer prova (especial OAB)

Pronto! Chegou o tão esperado dia, o dia “D”, aquele pelo qual você vem se preparando e se dedicando com afinco nos últimos meses. É inevitável o pensamento: Será que estou pronto?

Só de ler essa frase provavelmente seu coração já bateu mais forte e a agitação tomou conta de você. Mantenha a calma, ela será de extrema importância para que você consiga obter um bom resultado. De nada terá adiantado tanto esforço e sacrifício se na hora da prova você se desesperar. A ansiedade só fará com que você perca atenção, confiança e, com isso, desperdice importantes pontos.

Dito isso, nossa intenção aqui é justamente te auxiliar a mantenha a calma, para possa fazer uso do tempo da forma mais proveitosa possível, assim como dar dicas de como ir se preparando no decorrer do dia. Já se acalmou? Fez aquela respiração que ensinamos no post anterior? Então, vamos em frente!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Material de apoio para a OAB

Meus amigos, vou colocar nesse post os links de todo material de apoio que criar para ajudar na sua preparação em direito tributário para a prova da OAB.


Em breve, mais material para vocês!

Pílulas de informação: o que é lucro tributável?




Vamos aqui expor em linhas gerais o que se entende pelo denominado "Lucro Tributável" na legislação do imposto de renda de pessoa jurídica. Para deixar o post mais didático, trarei exemplos simples para ilustrar o que se explica.



Não há a menor pretensão de se esgotar o tema com esse singelo post ou substituir a leitura atenta da legislação tributário sobre o tema. 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Última semana antes da prova, e agora?!

A semana que antecede a prova é a famosa “semana do desespero”, aquela em que queremos revisar cada matéria minuciosamente, decorar cada ponto e é ai que bate aquele pensamento terrível: Caramba, eu não sei nada! E agora? Eu não vou conseguir ser aprovado!

É justamente nesse momento que você deve parar e pensar em todo o esforço que você fez durante esse período de preparação. Pense nos finais de semana de praia abdicados, momentos que deixou de ficar com sua família para que você pudesse ir ao curso; pense no esforço que fez ao emendar as semanas, assistindo aulas sábado e domingo em tempo integral somente para que você consiga a aprovação e tenha em mãos a tão sonhada carteira da OAB.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

OAB divulga calendário sobre Exame de Ordem até 2013 e facilita candidatos


O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou na última sexta (14) um calendário  indicativo completo sobre as próximas edições do Exame de Ordem Unificado. O calendário contém todas as datas dos processos (publicação de edital de abertura, período de inscrição, prova objetiva e prova prático-profissional), de agora até o final da gestão da atual Diretoria da entidade, em fevereiro de 2013. O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, ao divulgar o calendário, destacou em comunicado a sua importância - ”para aperfeiçoar cada vez mais o Exame, possibilitar que os candidatos se programem e possam estabelecer toda uma estratégia de estudos, enfim, possam fazer a sua pauta atendendo a seus interesses pessoais profissionais, preparando-se para a realização das provas”.

sábado, 15 de outubro de 2011

Planejamento de Estudos

Ao iniciar o estudo para concursos é de extrema importância a elaboração de um planejamento de estudos, que deve traduzir a realidade, isto é, com metas possíveis de serem realizadas. Caso contrário, este projeto só trará mais frustração, e esse não é o objetivo, não é mesmo?!

Sua elaboração possibilita a redução da culpa e da cobrança do candidato, sentimentos que só provocam desgaste, pois faz cessar a preocupação com outras tarefas que devem ser realizadas durante o dia.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Julgados de Direito Tributário nos Tribunais Superiores

Nosso objetivo nesse post será consolidar os principais julgamentos dos Tribunais Superiores em Direito Tributário, indo do Informativo 634 até o 642 do STF e do 480 ao 483 do STF.

Sublinhe-se que nosso objetivo é tão somente sistematizar a leitura e o estudo da matéria, sendo recomendável a leitura pelo menos das ementas dos julgados aqui referidos.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Entendimentos peculiares e dicas quentes para a Banca FGV


Iremos aqui analisar alguns entendimentos adotados pela banca FGV, que organiza o concurso do Exame Unificado OAB,  em provas anteriores de outras carreiras e que merecem atenção especial.

Veremos que alguns desses entendimentos são considerados equivocados pela doutrina majoritária ou até mesmo ultrapassados pela mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores. Contudo, por se tratar em muitos dos casos da cópia acrítica de alguns verbetes antigos da Súmula dos Tribunais, foram mantidos pela FGV mesmo após os recursos. Então, é preciso ficar de olho!!

Daremos algumas dicas quentes com base em questões passadas da banca FGV!! É sempre muito importante para quem presta concursos analisar provas antigas para ver o posicionamento das bancas com relação a alguns pontos, além de poder identificar seus temas favoritos!