Tributário & Concursos: Você está estudando sério?

domingo, 18 de dezembro de 2011

Você está estudando sério?


Final de ano é a época em que as pessoas gostam de fazer retrospectivas, avaliar como foi o ano e criar resoluções para o novo ano. Para o concurseiro isso não deve ser diferente. Essa é uma boa “desculpa” para se auto avaliar e, criticamente, analisar se está estudando sério para concurso.

Para isso, a primeira pergunta que você deve se fazer é: “Eu estou estudando sério?”. Tenho certeza que a grande maioria responderá de supetão que sim. Se você foi um desses deve responder outras perguntas como:

- Você estuda todos os dias?
- Possui um planejamento de estudos? Ou estuda "o que está a fim”?
- Enquanto estuda está 100% concentrado? Ou para a todo o momento para atender telefone, ir ao banheiro, observar quem está passando ao seu lado, esticar as pernas, beber água ou qualquer outra “desculpa”?
- Lê semanalmente letra de lei, doutrina, jurisprudência e faz exercícios?
- Programa um intervalo para descanso e o cumpre? Ou fica 30 minutos/1 hora conversando ao invés de voltar aos estudos?

Tenho certeza que muitos que responderam que estudam sério num primeiro momento, escorregaram em algumas dessas últimas perguntas. Isso é normal! Realmente não é fácil manter toda essa disciplina, mas sem ela a aprovação fica cada vez mais distante.

O mais importante é que o concurseiro faça essa auto avaliação e, caso perceba que está cometendo deslizes, modifique seu comportamento imediatamente. É muito fácil enganar as pessoas mais próximas dizendo que está estudando sério ou até mesmo acreditar que está estudando quando, na verdade, não está.
A melhor forma de corrigir esses erros é mudar sua atitude. Para isso, é essencial elaborar um planejamento de estudos ou se você já tem, segui-lo à risca. 

Se após ler esse post você está convicto que está estudando da melhor forma possível, dando o melhor de si para conseguir a aprovação, parabéns!! Siga firme que a aprovação está próxima!
Caso contrário, não desanime! Não fique esperando o início do novo ano para modificar sua rotina, comece agora mesmo!

Caso não saiba como elaborar um quadro de horários dê uma olhada no post "Planejamento de estudos para OAB". Embora no título esteja escrito “OAB” ele pode ser aplicado a qualquer concurso, pois apresenta dicas de como organizar o tempo e montar um quadro de horários.

Bons estudos!

0 comentários:

Postar um comentário