Tributário & Concursos: Planejamento de Estudos

sábado, 15 de outubro de 2011

Planejamento de Estudos

Ao iniciar o estudo para concursos é de extrema importância a elaboração de um planejamento de estudos, que deve traduzir a realidade, isto é, com metas possíveis de serem realizadas. Caso contrário, este projeto só trará mais frustração, e esse não é o objetivo, não é mesmo?!

Sua elaboração possibilita a redução da culpa e da cobrança do candidato, sentimentos que só provocam desgaste, pois faz cessar a preocupação com outras tarefas que devem ser realizadas durante o dia.

A partir da organização do horário você saberá exatamente o momento certo para fazer cada coisa e poderá estudar com mais tranquilidade, eliminando o conflito de estar estudando preocupado com outras tarefas ou, ao contrário, de estar cuidando de obrigações familiares e achar que deveria estar estudando.

Para iniciar o planejamento indicamos que você escreva em uma folha de papel todas as suas atividades diárias, de segunda a segunda, como trabalho, faculdade, academia, horário de almoço, etc. Com base nesses dados, você deverá montar uma espécie de agenda diária, separada por horário e nela escrever estas atividades fixas.

Indico que você comece a tabela com o horário que acorda, por exemplo, 7:00 horas e vá até o horário que costuma dormir, por exemplo, 23:00 horas. O Excel possui modelos de agenda que podem ser utilizados para a elaboração do quadro de horário. Após, observe os horários livres e calcule uma média diária. É justamente nesses espaços livres em que você irá incluir o estudo.

Divida o tempo de estudo de acordo com a importância de cada matéria ou conforme o nível de dificuldade que você possui nesta. A nossa tendência sempre é privilegiar as matérias que mais gostamos ou as que temos mais facilidade, mas isso deve ser evitado. Aqui, devemos priorizar a aprovação e não o nosso gosto pessoal! É importante que para as matérias que temos mais dificuldade sempre seja reservado os dias com menos atividades e os horários de maior produtividade.

Evite separar muitas horas seguidas para uma mesma matéria. Essa prática pode fazer com que o estudo fique muito cansativo. Ademais, pesquisas demonstraram que é improdutivo estudar mais de 2 horas seguidas. Você pode até ter a sensação de que está bem, mas o ritmo de aprendizagem cai! Portanto, selecione mais de uma matéria a ser estudada por dia.

Como normalmente o tempo entre a publicação do edital e a prova é curto (2 a 3 meses), este período deve ser reservado para resolução de exercícios, leitura da lei seca e jurisprudência (a depender da banca que está organizando a sua prova).

Se você faz um cursinho teórico estará recebendo ali toda a informação necessária para realizar a prova ou pelo menos estará aprendendo os tópicos com maior incidência em provas. Então, separe o tempo livre para revisar a matéria e resolver muitos exercícios, pratique muito!!

Uma boa dica é o site: Questões de Concursos

A resolução de provas anteriores é importante, pois as bancas sempre seguem uma incidência relativamente próxima de tópicos cobrados, mudando apenas a maneira de perguntar em cada prova, ou, em alguns casos, sem alterar nada.

Outra dica importante é aproveitar todo o tempo “livre” para o estudo. Para isso, leve sempre com você um caderno de questões, resumos, fichas, etc. Assim, sempre que você estiver no metrô, ônibus, aguardando para ser atendido no médico, poderá estar em contato com a matéria, otimizando o tempo de estudo.

Lembre-se sempre que nenhum planejamento é 100% correto. Com o tempo você precisará realizar alguns ajustes, que são sempre muito bem vindos.

2 comentários:

  1. Há algum cronograma de estudos para a segunda fase da OAB em Tributário? PAssei na primeira fase e agora gostaria de um planejamento para estudar para a segunda. Grato!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ramon, gostaríamos de parabenizá-lo por sua aprovação nesta 1a fase.
    Com base na sua pergunta eu e o Prof. Marcello estamos elaborando um post sobre estudo para a 2a fase de tributário que será postado ainda hoje, no máximo amanhã, aqui no Blog.
    Contudo, lhe digo para não perder tempo! Já vá dando uma olhada nas provas antigas.
    Esses últimos 30 dias devem ser aproveitados ao máximo!! É hora de esquecer de tudo e se dedicar unica e exclusivamente a sua aprovação.
    Te desejamos muito sucesso e qualquer dúvida pode contar conosco! Abç.

    ResponderExcluir